Escola E. Pascoal Ramos

Escola E. Pascoal Ramos

domingo, 17 de agosto de 2014

ANO V - EDIÇÃO 2 - MAIO/JUNHO DE 2014



EDITORIAL

"Em 1950, o Brasil foi palco da Copa, um dos eventos mais aclamado do mundo e, como agora, sofria um grande atraso em vários aspectos em relação aos outros países que já o tinham recebido.

Hoje, 64 anos depois, percebemos que uma grande parcela da população brasileira se vê satisfeita e lisonjeada com a realização dessa competição internacional em seu país. Esse acontecimento, por sua vez, nos deixa vários questionamentos: será que a Copa do Mundo é para todos? A parcela da população, que é favorável ao mundial, está correta em acreditar nesse torneio? Será que um governo tem autoridade de se mostrar como “país do futebol” para o mundo, enquanto trata com descaso seus cidadãos?

Esses e outros questionamentos serão respondidos nessa edição pelo prof. Ferreira (Filosofia), enquanto cita os erros cometidos por um cidadão comum e faz crítica às políticas públicas e àquilo que passa despercebido pela população, no que se refere ao grandioso evento.

Abordaremos temas próprios dos meses de maio e junho, como: o contexto histórico e cultural das festas juninas; a ligação entre uma família através de um único hormônio (dias das mães); os sintomas de uma paixão comprovados pela Química (dia dos namorados) e o dia do trabalhador.

Trataremos também de projetos realizados dentro da escola. O primeiro é o projeto de leitura realizado pela prof. Rute (Língua Portuguesa), intitulado “Leitura para além dos muros da escola”. Trata-se de relatos das experiências de leitura dos alunos do 3° ano do Ensino Médio Inovador. O segundo é o projeto de cinema, realizado pela prof. Anne (Língua Portuguesa) com os discentes do 9° ano, do “A” ao “C”. Esses alunos viveram a experiência de fabricar elementos que são usados em um filme, além de produzir um curta-metragem. Vale lembrar o trabalho realizado pela professora Maraísa, sobre sexualidade, que também estará presente nesta edição.

Agradecemos aos alunos e professores que contribuíram para a realização dessa edição do Pascoal News e convidamos, novamente, àqueles que, porventura, tiverem interesse em ajudar nesse grande meio de comunicação".

Igor Matos – 3º ano “C”, com apoio do Professor: Jefferson Araújo – (Matemática)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISÃO GEOGRÁFICA - O Espaço Geográfico em discussão